Perguntar
Fechar

Manchas vermelhas na pele que coçam, o que pode ser?

As principais doenças responsáveis pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele que coçam são a urticária, o eczema e o lúpus.

A urticária é uma reação alérgica que pode ter muitas causas, como uso de medicamentos, picadas de insetos, produtos químicos, alimentos, estresse, infecções, entre outras. Apesar da coceira, as manchas vermelhas normalmente desaparecem espontaneamente em poucos dias, embora a pessoa continue alérgica pelo resto da vida.

As manchas do eczema ou dermatite, como também é conhecido, causam coceira intensa na pele. Trata-se de um processo inflamatório semelhante a uma alergia, já que a reação é desencadeada por algum agente irritante. A exposição à água, ao sol, ou a temperaturas frias ou quentes pode agravar as manchas e a coceira.

O lúpus ataca o tecido conjuntivo, o que faz com que as manchas vermelhas apareçam sobretudo nas partes do corpo onde há mais cartilagem, como como o rosto, o nariz e as orelhas. As manchas não causam dor, coçam e mudam com o tempo. O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar inclusive órgãos internos devido à presença de tecido cartilaginoso nos mesmos.

A presença de manchas vermelhas na pele que coçam ou não coçam, ou manchas de qualquer outra cor, deve ser avaliada por um médico dermatologista, principalmente se as manchas não desaparecerem em poucos dias.

Leia também:

Tenho manchas vermelhas na pele que não coçam, o que pode ser?

Quais são os sintomas do lúpus?

Urticária: saiba o que é, o que pode causar e diferentes tipos

O que é dermatite atópica?