Perguntar
Fechar

Menstruação na gravidez é possível?

Não, menstruação na gravidez não é possível. Se a mulher estiver grávida ela não menstrua, já que o fluxo menstrual é justamente composto pela camada interna do útero que se preparou para receber o embrião. Na ausência de fecundação, a menstruação desce. A implantação do embrião no útero marca o início da gestação e a mulher deixa de ter o período.

Contudo, o que pode acontecer no início da gravidez é um sangramento vaginal parecido com a menstruação. No entanto, essa perda de sangue costuma ser menor que a do período menstrual e o sangue também tem uma aparência diferente do fluxo menstrual normal.

Porém, casos de sangramento durante a gestação são pouco comuns. A ausência de menstruação é um dos primeiros sinais de gravidez. O atraso nesses casos deve ser de pelo menos 7 dias.

Outros sinais e sintomas que podem estar presentes no início da gestação incluem náuseas, maior sensibilidade nas mamas, cansaço e vontade frequente de urinar.

Assim, se a mulher tiver tido relações sexuais sem preservativo e não utiliza nenhum método anticoncepcional, é indicado fazer um teste de gravidez se a menstruação atrasar mais de uma semana.

Saiba mais em:

Menstruação diferente e pouca pode ser gravidez?

Menstruação e Gravidez

Sintomas de Gravidez