Mulheres que possuem ciclo irregular e mais curto, podem sim apresentar sangramento menstrual mais de uma vez ao mês, sendo que ambos os episódios são menstruação verdadeira, porém representam um sangramento uterino anormal.
Outra situação que pode ter ocorrido, é o sangramento de "escape", ou spotting, que se caracteriza por uma pequena perda de sangue fora do período menstrual. Em algumas literaturas esses casos estão inseridos no grande grupo de sangramento uterino anormal também.
Ambos são situações comuns na ginecologia, que nem sempre representam uma doença, mas devem ser avaliados por um médico ginecologista, responsável tanto pelo diagnóstico quanto pelo tratamento, quando for necessário.
Sangramento uterino anormal
Consideramos sangramento uterino anormal, qualquer alteração dos padrões de normalidade para um ciclo menstrual.
O ciclo menstrual normal é definido pela presença de menstruação a cada 28 dias, podendo variar entre 21 a 35 dias, com uma duração 2 a 6 dias e a eliminação total de um volume de 20 a 60 ml de sangue.
Existem diversas causas para uma alteração nesses valores, resultando no sangramento uterino anormal, que devem ser investigadas por uma equipe médica. Só após o diagnóstico, a equipe será capaz de definir o melhor tratamento para cada caso.
Causas mais comuns de sangramento uterino anormal
- Uso de anticoncepcionais hormonais;
- Transição para a menopausa;
- Endometriose;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Pólipos ou mioma uterinos;
- Tumores de útero;
- Atividade física de extrema intensidade;
- Doença inflamatória pélvica;
- Hipo ou hipertireoidismo;
- Síndrome de Cushing;
- Distúrbios na hipófise e hipotálamo;
- Ruptura de cisto de ovário e
- Uso de certos medicamentos.
Leia também: Dúvidas sobre menstruação, sangramentos e escapes