Perguntar
Fechar

Menstruei duas vezes este mês: como saber qual meu período fértil?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

É difícil saber qual o seu período fértil se menstruou duas vezes no mês. Pode ser que nem tenha tido ovulação neste mês e, por consequência, não houve período fértil.

Regra geral, para saber qual o período fértil, a mulher deve verificar qual o tempo médio de intervalo entre uma menstruação e outra e observar qual é o dia central desse período. Partindo deste dia, deve-se contar 3 dias antes e 3 dias depois. Este é o período fértil.

A duração de um ciclo regular é em geral de 28 a 35 dias. Quando o intervalo entre duas menstruações está dentro desse período, geralmente o ciclo é ovulatório e, portanto, o período fértil está presente. Nos casos em que esse intervalo é pequeno e há mais de uma menstruação no mesmo mês, há indícios de que a mulher não está ovulando e, dessa forma, não apresenta período fértil.

Como calcular o período fértil com ciclos menstruais irregulares?

Mulheres com ciclos menstruais irregulares e que pretendem calcular o período fértil, devem contar os dias dos ciclos menstruais durante pelo menos 6 meses. Vale lembrar que o dia que vem a menstruação é considerado o 1º dia do ciclo menstrual.

Após saber o tempo de duração dos últimos 6 ciclos menstruais, deve-se subtrair 18 do número de dias do ciclo mais curto e subtrair 11 do ciclo menstrual mais longo. O resultado do primeiro cálculo serve para encontrar o 1º dia do período fértil e o segundo cálculo irá determinar o último dia do período fértil.

Por exemplo: Se o ciclo mais longo foi de 32 dias e o mais curto foi de 25 dias, subtraia 18 do ciclo mais curto (25 - 18 = 7) e subtraia 11 do ciclo mais longo (32 - 11 = 21). Nesse caso, pode-se concluir que o período fértil vai do 7º ao 21º dia do ciclo menstrual.

Contudo, é importante ressaltar que essa forma de calcular o período fértil não é considerada segura. Por isso, mulheres com ciclos menstruais com mais de 6 dias de variação entre eles não devem utilizar esse método.

Menstruar duas vezes no mesmo mês pode ter várias causas, desde estresse à gravidez. Por isso, o mais indicado é procurar um/a médico/a ginecologista, clínico/a geral ou médico/a de família para realizar uma avaliação e identificar as possíveis causas dessa desregulação no seu ciclo menstrual.