Meu bebê recém nascido tem os olhos amarelados, o que é isso?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Geralmente, os olhos amarelados do recém nascido é chamado de icterícia fisiológica. Essa icterícia não é uma doença, ela é apenas uma adaptação do metabolismo do recém nascido e tende a resolver na primeira ou segunda semana de vida.

A coloração amarelada da conjuntiva dos olhos é uma consequência do aumento da produção de bilirrubina, a diminuição de sua degradação e o aumento da circulação entre o intestino e o fígado. Com a adaptação, o organismo do recém nascido aos poucos elimina o excesso dessa molécula e a conjuntiva volta à coloração branca habitual.

Há situações em que os olhos do recém nascido continuam amarelados após a segunda semana de vida, e nesses casos há necessidade de investigação e tratamento.

Essa avaliação é feita pelo/a pediatra ou médico/a de família nas consultas de rotina de puericultura. Essas consultas são importantes para acompanhar a adaptação do organismo e o crescimento do recém nascido. É fundamental comparecer às consultas marcadas, mas se houver alguma alteração preocupante no intervalo entre elas, os responsáveis pela criança podem marcar uma consulta extra de avaliação ou mesmo levar o bebê ao serviço de emergência.

Saiba mais em:

Quais as causas da icterícia neonatal e como é o tratamento?

Como posso saber se o meu bebê tem icterícia?

Bilirrubina alta: o que pode ser?

Para que serve o exame de bilirrubina no sangue?