Perguntar
Fechar

Meu esposo fez um exame de PSA livre e deu o resutado 0,18?

Meu esposo fez um exame de PSA livre e deu o resultado de 0,18,  é normal?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O PSA livre tem importância clínica, quando usado para calcular a fração de PSA livre/PSA total. Porque nos casos de doenças benignas a fração apresenta um resultado mais alto, acima de 0,20; nos casos de doença maligna, o resultado será menor do que 0,20 ou 0,15.

Porém existem outras causas que alteram esses resultados, como a prostatite ou trauma local, e o PSA embora seja o melhor marcador tumoral que temos hoje, não é um marcador específico.

Sendo assim, no caso de aumento de PSA total, livre ou sua fração, é fundamental que leve ao médico urologista, para uma interpretação mais abrangente, junto com o exame médico, que possibilitará uma orientação específica para o seu caso.

O que é o PSA?

O PSA, significa Prostate Specific Antigen, ou Antígeno Prostático Específico. Trata-se de uma glicoproteína, produzida exclusivamente pela próstata. Esse antígeno circula de forma livre (PSA livre) e também parte ligada a proteínas. Somando as duas frações, temos o valor do PSA total.

O exame de PSA é indicado para auxiliar no rastreio do diagnóstico de câncer de próstata, associado ao toque retal e ultrassom, ou também para acompanhar pacientes com doença benigna, em tratamento medicamentoso

Na possibilidade de câncer de próstata, além desses exames, será indicada a realização de uma biópsia da glândula.

Estudos recentes descrevem ainda, que não existem evidências suficientes para indicar exames de rastreio para todos os homens, a partir de determinada idade ou histórico familiar, universalmente, porque além de não reduzir o risco de morbimortalidade, causam abordagens excessivas e desnecessários em alguns casos.

Portanto, recomendamos que procure seu médico urologista, pelo menos 1 vez ao ano, e caberá ao especialista avaliar a sua necessidade de exames de rastreio para a doença e periodicidade de consultas.

Leia também: Quais são os valores de referência do PSA?