Perguntar
Fechar

Meu filho foi operado de apendicite supurada e depois foi usado açúcar cristal em sua ferida, esse procedimento está correto? Ele corre perigo?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, está correto. Apesar de não ser unânime esta opinião, diversos serviços de saúde de referência para cuidados com feridas infectadas ou não, fazem atualmente o uso do açúcar como um procedimento inicial para limpeza e cicatrização de feridas, demostrando excelentes resultados.

Portanto pode ser usado no intuito de acelerar o processo de cicatrização da ferida e tem efeito bactericida, por isso o procedimento pode ser considerado correto.

Acredita-se que o mecanismo de ação do açúcar, para resultar no efeito antimicrobiano natural, é a absorção e consequente redução da quantidade de água na ferida, mantendo assim os níveis suficientemente baixos para evitar o crescimento de bactérias e outros micro-organismos.

Porém, os estudos indicam que o açúcar cristal não apresenta os mesmos resultados em pessoas desnutridas, obesas e idosas.

Quanto à questão de seu filho estar em perigo, a princípio sim, ele corre perigo porque todo quadro de apendicite supurada oferece risco de morte. Contudo apenas com um relato nossa opinião não tem como ser fidedigna, o mais adequado é que seu médico assistente, que o está acompanhando e avaliando diariamente esclareça essa e todas as demais dúvidas que possam surgir.

O importante é seguir todas as orientações médicas recebidas e sempre esclarecer suas dúvidas para que o tratamento seja feito de maneira mais correta possível, atingindo assim o resultado positivo esperado.

Saiba mais sobre o assunto em: O que é apendicite supurada e quais os riscos?