Perguntar
Fechar

Meu filho teve o apêdice supurado, fez cirurgia e colocaram açúcar cristal em um dos cortes. Esse procedimento é correto?

Meu filho está internado há uma semana, pois teve o apêndice supurado, fez a cirurgia e depois de 5 dias foi detectado por ecografia que tinha colação, secreções e pus do lado esquerdo da barriga e o médico optou em fazer outra cirurgia para limpar. Em uma visita ao médico, foi colocado açúcar cristal em um dos cortes, o que me causou estranheza, pois nunca vi tal procedimento antes. O médico disse que o açúcar cristal enfraquece as bactérias. Gostaria de saber se esse procedimento é correto e se meu filho está em perigo.

O açúcar pode acelerar o processo de cicatrização da ferida e tem efeito bactericida, por isso o procedimento pode ser considerado correto.

O médico tinha razão quando disse que o açúcar cristal "enfraquece as bactérias", pois o açúcar absorve a água da ferida, deixando menos água disponível para as bactérias poderem sobreviver.

Assim, o açúcar pode ser considerado um antimicrobiano natural, uma vez que diminui a quantidade de água na ferida, deixando os níveis suficientemente baixos para evitar o crescimento de bactérias e outros micro-organismos.

Porém, os estudos indicam que o açúcar cristal não acelera nem influencia a cicatrização de incisões cirúrgicas infectadas em pessoas desnutridas, obesas e idosas.

Quanto à outra dúvida, se o seu filho está em perigo, sim, ele corre perigo. A apendicite supurada pode trazer sérias complicações se a cirurgia não for realizada a tempo.

A pior e mais temida complicação nesses casos é a peritonite, que é uma infecção generalizada no abdômen.

Saiba mais sobre o assunto em: O que é apendicite supurada e quais os riscos?