Perguntar
Fechar

Meu namorado apareceu com um caroço no pênis...

Meu namorado apareceu com um caroço no pênis, na parte interna debaixo da pele bem no começo do pênis perto da veia, dói quando toca, o que será? Qual médico procurar?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

As causas mais comuns de aparecimento de caroço no pênis, são o HPV, uma infecção sexualmente transmissível (IST) e as Pápulas peroladas.

Mas pode também ser decorrente da inflamação de glândulas dessa região, outras dermatites, doenças vasculares e mais raramente, um tumor.

O médico responsável por avaliar e tratar estes casos é o urologista.

Causas de caroço no pênis

  • HPV (Papilomavirus Humano)- Infecção sexualmente transmissível, que apresenta pequenos caroços semelhantes a verrugas na cabeça ou corpo do pênis. O tratamento deve ser feito pelo urologista Embora nem sempre seja possível eliminar o vírus, a infecção aumenta o risco de desenvolver câncer, portanto deve ser rapidamente tratado e acompanhado.
  • Pápulas peroladas - São pequenos caroços que aparecem pelo aumento benigno das glândulas de tyson, localizadas nessa região. Acomete principalmente jovens e desaparecem espontaneamente. As lesões não causam dor ou coceira. O tratamento é indicado apenas para fins estéticos.

  • Pápulas de Fordyce - Inflamações nas glândulas de fordyce, que se apresentam como pequenos caroços ou bolinhas brancas no pênis. Também são alterações benignas, que não causam outros sintomas e desaparecem com o tempo. Porém, pode ser tratada com pomadas ou pequenos procedimentos se causar grande preocupação estética ao homem.

  • Doenças vasculares - Formação de varizes nessa região pode se apresentar inicialmente como um "caroço", edema e dor local. No caso de varizes ou mal formação vascular, pode ser preciso a realização de cirurgia.

  • Câncer de pênis - Tipo de tumor mais raro, que tem relação com a má higiene e infecção pelo vírus HPV. O caroço é mais frequente na cabeça do pênis e pode crescer cobrindo toda essa região. O tratamento deve ser precoce, com cirurgia, radio e/ou quimioterapia.

Para avaliar um caroço no pênis, procure um urologista.

Na presença de caroço, bolinhas ou qualquer alteração no pênis e região próxima, procure o médico especialista, nesse caso o urologista, para avaliação e orientações adequadas o quanto antes.

O tratamento precoce oferece mais chance de cura na grande maioria das doenças e evita complicações.

Referências:

  • Marco Dionísio & cols.; Dermatopatias genitais masculinas. Revista da Sociedade Brasileira de Urologia. Vol. 4 (1): 21-31 | 2016.
  • Portal da Urologia
  • Ministério da Sáude do Brasil