Perguntar
Fechar

Meu namorado é soropositivo. Podemos ter filhos?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, casais em que o homem é soropositivo e a mulher é soronegativa podem ter filhos. Assim como casais aonde a mulher é soropositiva ou ambos.

O método mais indicado é recorrer à inseminação artificial ou fertilização in vitro (bebê de proveta). Assim, o risco de contaminação do bebê cai de 20% para aproximadamente 2%, ou até menos, segundo alguns estudos.

No caso da fertilização in vitro, é realizada lavagem do sêmen, com a eliminação do HIV do esperma do pai e junta-se o esperma livre de vírus com o óvulo da mãe, tudo feito em laboratório. Depois que ocorre a fecundação, o embrião é introduzido no útero e a gravidez prossegue normalmente.

Já na inseminação artificial, o esperma sem HIV é introduzido no útero durante o período fértil e a fecundação ocorre no corpo da mulher.

Contudo, esses métodos de reprodução assistida em casos de pai, mãe ou ambos serem soropositivos, só estão disponíveis em algumas clínicas especializadas em inseminação artificial.

É importante lembrar que as relações sexuais entre casais em que um dos parceiros é portador do vírus HIV devem ser sempre com camisinha.

Mesmo que o casal seja soropositivo, as relações devem ser protegidas sempre, pois os vírus podem sofrer mutações ou apresentarem cargas diferentes em cada indivíduo, podendo haver reinfecção.

Consulte um médico ginecologista e exponha a situação. Ele poderá, juntamente com o médico infectologista, orientar o melhor método para engravidar sem colocar em risco a sua saúde e a do bebê.

Leia também: Meu namorado tem HIV, tive relação sexual com ele e a camisinha estourou. Posso ter contraído o vírus?