Perguntar
Fechar

Meu resultado de fator reumatoide latex fração deu...

Meu resultado de fator reumatoide latex fração deu inferior a 11 uI/ml o que quer dizer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O valor inferior a 11 UI/ml significa não reagente, provavelmente foi um teste pelo método Nefelometria, pois o teste de látex costuma dar valores em fração e não um número inteiro. Vale a pena conferir esse dado.

De qualquer forma, o exame foi solicitado por suspeita de alguma doença, sendo a mais comum para essa solicitação, a artrite reumatoide. Podemos dizer que o exame foi negativo para essa pesquisa.

Entretanto, a resposta negativa de um único exame de fator reumatoide, não exclui definitivamente a possibilidade da doença, nem de uma artrite reumatoide ou outras doenças imunomediadas, como Sjögren ou Lúpus. Cerca de 20 a 25% dos casos de artrite reumatoide, apresentam o fator reumatoide negativo.

Portanto, o mais adequado é que leve o exame para o seu médico, que saberá interpretar o resultado junto com seu exame clínico e demais exames que tenha solicitado.

Leia também: O que é artrite reumatoide?

O que é o fator reumatoide?

O fator reumatoide é um anticorpo contra IgG, que se unem, formam complexos imunomediados. Pode ser encontrado em diversas doenças, sobretudo nas articulações, aonde desenvolve as doenças reumatológicas. Esse fator está presente em mais de 80% dos casos de artrite reumatoide.

Contudo, pode ser encontrado também em casos de lúpus, Sjögren, vasculite, dermatomiosite e até em indivíduos saudáveis. Por isso é considerado um exame sensível, porém não tão específico para a doença artrite reumatoide.

Quais são os valores normais do fator reumatoide?

O exame de fator reumatoide pode ser avaliado por 3 métodos, cada um com resultados específicos, conforme mais detalhado abaixo:

Método: Prova do látex. Título até 1/20 - não reagente, ou negativo;

Método: Reação de Waaler-Rose. Título até 1/16 - não reagente, ou negativo;

Método: Nefelometria. 0 a 29 Ul/ml: não reagente. 30 a 79 Ul/ml: fracamente reagente. Maior ou igual a 80 Ul/ml: reagente.