Perguntar
Fechar

Minha dúvida é que eu e minha namorada temos relações...

Bom minha dúvida é que eu e minha namorada mantemos relações sexuais com camisinha e além disso ela toma anticoncepcional Ciclo 21 para regular a menstruação. E a dúvida é à possibilidade de ela engravidar se eu ejacular uma vez e limpar com um pano e o pênis entra em contato com a cueca e logo em seguida eu ir lavar o pênis e não trocar a cueca e o pênis entra em contato com a cueca há possibilidade de ela engravidar?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Se ela toma anticoncepcional e vocês usam camisinha dificilmente ela irá engravidar, o risco de gravidez é mínimo.

Quanto tempo o espermatozoide sobrevive fora do corpo humano?

Além disso, o espermatozoide sobrevive pouquíssimo tempo fora do corpo humano, entre 1 a 2 minutos em ambiente sem as condições adequadas, como por exemplo, quando cai na pele, em roupas ou banheiras. Por isso, não é possível engravidar apenas ao entrar em contato com esperma presente no ambiente, em roupas ou ejaculação que tenha ocorrido fora da vagina.

Em algumas situações se estiver em um ambiente um pouco mais protegido da desidratação e com temperatura adequada os espermatozoides podem durar entre 30 minutos a no máximo 2 horas. Isso ocorre por exemplo quando há coleta de sêmen em frascos de exames ou em situações mais raras quando o sêmen fica retido num preservativo.

Quanto tempo o espermatozoide sobrevive dentro do corpo humano?

Dentro dos testículos os espermatozoides podem permanecer por longos períodos, geralmente ficam retidos entre 5 a 7 dias. Já dentro do corpo da mulher os espermatozoides sobrevivem durante horas a até 2 ou 3 dias, isto porque a vagina já apresenta uma temperatura um pouco mais favorável, embora as diferenças do pH e de composição do muco possam tornar o ambiente menos favorável.

O tempo total de sobrevivência também depende da qualidade dos espermatozoides e do líquido seminal, homens por exemplo tabagista ou usuários de drogas apresentam um sêmen espermatozoides menos resistente e um líquido seminal de pior qualidade, portanto, os espermatozoides não conseguem sobreviver durante muito tempo.

Pra mais informações consulte o seu clínico geral ou médico de família.