Perguntar
Fechar

Minha irmã de 8 anos tem um caroço no peito esquerdo: o que pode ser

Tenho uma irmã de 8 anos e ela reclamou de um caroço que surgiu no peito esquerdo, bem próximo do mamilo, mais ou menos do tamanho de uma tecla do teclado do computador. Segundo ela o local não foi batido, nem nada, e ela reclama que com o toque, dói um pouco. Isso é normal? O que pode ser?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A presença de um caroço no peito de meninas com 8 anos, ou mais, indicam o surgimento do "botão mamário", o início da puberdade. Os seios vão começar a se desenvolver, assim como os pelos nas axilas e região pubiana.

O botão ou broto mamário costuma aparecer em meninas com idade entre 8 e 13 anos e é comum inicialmente, surgir em apenas uma das mamas. Nesta idade, os tumores de mama são bastante raros.

Outros sintomas comuns da puberdade são: aumento da sensibilidade (a mama com o broto mamário pode ser tornar um pouco dolorida), elevação da auréola, que forma uma pequena saliência e aumenta de tamanho e sofre modificação na textura da pele desta região.

Quando devo me preocupar?

O surgimento do broto mamário pode preocupar algumas famílias que percebem apenas a presença de um caroço na mama infantil. Entretanto, só passa a ser preocupante quando:

  • Aparecer o botão mamário antes dos 8 anos, chamada puberdade precoce. Pode indicar um problema endocrinológico, elevação de colesterol ou mesmo por situações de estresse e ansiedade grave.

Para esclarecer as dúvidas sobre este período da vida das meninas é importante que você procure um médico de família, ginecologista ou endocrinologista.

Estes profissionais farão uma avaliação clínica com exame físico da criança e podem solicitar exames de sangue para dosagem de hormônios ou outros exames que considere necessário como ultrassonografia pélvica.

Para saber mais sobre nódulos no peito de crianças, você pode ler:

É comum dar nódulo em peito de criança?

Minha filha tem 7 anos e notei que os seios estão nascendo!

Minha filha tem 4 anos e tem um caroço numa mama?

Referências

  • Spaziania, M.;Tarantinoa, C.; Tahanic, N.; Gianfrillia, D.; Sbardella, E.; Lenzia, A.; Radicioni, A. Hypothalamo-Pituitary axis and puberty. Molecular and Cellular Endocrinology. 2021, 520:15, 111094.
  • SBP. Sociedade Brasileira de Pediatria.
  • SBEM - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
  • FEBRASGO - Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.