Minha urina está avermelhada (urina vermelha)?

Nos últimos dois dias, minha urina tem estado avermelhada. Não sinto dor ao urinar e nem vejo sangue na calcinha, apenas na urina mesmo. Minha menstruação está bem regulada, pois tomo anticoncepcional corretamente, fiquei menstruada no dia 24/06, durante 5 dias, como de costume. Hoje, dia 04/07, a urina está avermelhada.
Como tomo anticoncepcional, as vezes não uso camisinha nas relações com o meu parceiro. Posso estar grávida, mas estando com a menstruação certinha?
Não tenho nenhum outro sintoma. Li também que alguns alimentos podem causar estas alterações, comi beterraba nos últimos dias, pode ser este o motivo?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Provavelmente não é devido ao consumo da beterraba e nem sinal de gravidez, até porque faz uso corretamente do anticoncepcional, portanto sua proteção contra gravidez está acima dos 99%.

A evidência de urina avermelhada, sugere algum problema no trato urinário. Por exemplo, a presença de um cálculo renal ou infecção do trato urinário.

Procure um médico clínico geral, médico da família ou urologista, para iniciar uma investigação e devido tratamento, evitando uma piora do problema.

Quais são os sintomas de cálculo renal?

Na presença de cálculo renal, os sintomas são bastante variados. Quando não há obstrução do fluxo da urina, o cálculo pode ser "silencioso", não causar qualquer sintoma, ou apenas a urina avermelhada, pelos pequenos traumatismos na parede do ureter.

Quando o cálculo gera a obstrução da passagem da urina, mesmo que parcial, leva a crises de dor intensa, na região lombar do lado acometido, tipo cólicas, associadas a náuseas, suor frio e urgência em urinar. Se houver a obstrução completa, o paciente experimenta uma das piores dores da vida, popularmente conhecida por crise renal.

O diagnóstico é clínico, mas deverá ser confirmado por exames de imagem e de sangue, o último principalmente para descartar um processo infeccioso.

E o tratamento será baseado no quadro encontrado. Pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Leia também: Cálculo renal: como saber se tenho pedra nos rins?

Quais são os sintomas de uma infecção urinária?

Na infecção urinária, geralmente os sintomas são de ardência ao urinar, urina mais escura, amarelada e com odor forte. Pode haver também certo grau de incontinência, febre e dor lombar, quando a infecção alcança os ureteres e rins. Situação de maior gravidade, chamada pielonefrite, que necessita de tratamento de urgência.

Vale ressaltar que pacientes com imunidade mais baixa, como diabéticos, idosos, ou imunossuprimidos, podem apresentar sintomas mais brandos, dificultando seu diagnóstico precoce. Por isso, nesses casos, é comum que seja feito o diagnóstico apenas nos estágios mais avançados, como já com quadro de febre alta e confusão mental.

Pode lhe interessar também: O que é pielonefrite e quais os sintomas? e Quais são os sintomas e causas de uma infecção urinária?

Existem ainda outras causas menos prováveis, como distúrbios hematológicos, doenças ginecológicas, entre outras.

Portanto, na suspeita de sangue na urina, procure um médico, que saberá como investigar as possíveis causas e iniciar o quanto antes o devido tratamento.