Perguntar
Fechar

Molusco contagioso: qual é o tratamento?

O tratamento do molusco contagioso é feito através da retirada ou destruição cirúrgica das lesões. As técnicas mais usadas são a cauterização, criocirurgia (destruição pelo frio), eletrocirurgia e a curetagem (raspagem). Em muitos casos, as lesões são retiradas manualmente.

Crianças com molusco contagioso podem ser tratadas com pomadas, por ser um tratamento menos agressivo e que pode ser feito em casa. Contudo, a pomada pode causar reações adversas, como vermelhidão em torno das lesões, coceira e descamação da pele.

Pessoas com o sistema imunológico saudável geralmente não necessitam de tratamento. Nesses casos, o molusco contagioso geralmente desaparece espontaneamente depois de um período de tempo que pode durar meses ou anos. Mesmo assim, recomenda-se tratar a infecção em todos as situações.

Os remédios usados para tratar verrugas podem ser usados para remover as lesões maiores. No entanto, as lesões muito pequenas podem ser tratadas com o uso de pomadas ou cremes (imiquimode).

Em casa, é importante ter alguns cuidados, como evitar coçar, espremer ou tocar nas lesões, bem como cobri-las com roupas ou gaze. O curativo deve ser trocado diariamente.

O diagnóstico e tratamento do molusco contagioso é da responsabilidade do médico dermatologista.

Saiba mais em:

Como se pega molusco contagioso?

Quais são os principais sintomas do molusco contagioso?