Perguntar
Fechar

Não consigo engordar. O que pode ser e o que fazer para engordar?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Se você não consegue engordar, primeiro precisa investigar qual é a causa, além de diferenciar se existe alguma dificuldade de engordar, ou um quadro de emagrecimento. As causas geralmente estão relacionadas a predisposição genética, distúrbio hormonal, estresse, ansiedade, não realizar uma dieta adequada, ou falta de exercícios físicos.

Geralmente, quando existe um problema de saúde associado à dificuldade de engordar, a pessoa emagrece sem ter feito grandes alterações na dieta ou no seu estilo de vida.

As principais causas de emagrecimento que podem provocar dificuldade de ganhar peso, são:

  • Ansiedade;
  • Hipertireoidismo;
  • Mau funcionamento das glândulas suprarrenais;
  • Diabetes;
  • Infecções;
  • Câncer;
  • AIDS.

Existe uma série de doenças que podem estar relacionadas com o emagrecimento e dificultar o ganho de peso. Por isso, é importante fazer um exame de sangue para avaliar o hemograma, as proteínas circulantes, hormônios, e sistema imunológico.

Se os exames forem normais, poderá então implementar medidas para ganhar peso, como mudanças na alimentação e atividade física de forma orientada por um profissional da área.

O que fazer para engordar?

  • Ter uma alimentação rica em carboidratos (pães, massa, arroz, cereais, batata), proteínas (carnes, aves, ovos, leguminosas, leite) e gorduras não saturadas (azeite, nozes, castanhas, abacate);
  • Fazer musculação, pois favorece o ganho de massa muscular;
  • Comer com frequência, a cada 3 horas, com lanches entre as refeições. (Permanecer muitas horas em jejum faz o corpo queimar massa muscular para produzir energia;)
  • Comer com moderação doces e alimentos gordurosos, pois podem aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Incluir bebidas na dieta.

O objetivo de uma dieta para ganhar peso é promover principalmente o ganho de massa muscular, para a pessoa "engordar" de forma saudável.

O excesso de gordura corporal pode ser prejudicial à saúde, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes.

Existe algum remédio para fazer engordar?

Os medicamentos antialérgicos aumentam o apetite e podem ajudar a engordar. No entanto, esses remédios possuem efeitos colaterais, como sono, lentidão, dificuldade de memória, por isso deve ser avaliada a indicação caso a caso, por um médico.

Saiba mais em: Posso tomar Buclina e complexo B para engordar?

O uso de cortisona não é indicado porque faz a pessoa perder músculos, apesar de aumentar o apetite e o peso, isso ocorre devido ao acúmulo de gordura e líquido, o que pode gerar outros problemas de saúde.

A insulina também não é recomendada, pois pode levar a quadros graves de hipoglicemia (níveis de açúcar baixos no sangue).

O uso de anabolizantes apesar de aumentar a massa muscular pela ação dos hormônios masculinos, como a testosterona, provocam diversos efeitos colaterais, tanto do homem como da mulher.

Se tem dificuldade em aumentar de peso, consulte um/a médico/a endocrinologista para avaliação e orientações adequadas.