Não remover um DIU vencido faz mal? O que pode acontecer?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Não remover um DIU vencido pode ocasionar uma gravidez não planejada.

O DIU (Dispositivo Intra-Uterino) é um anticoncepcional que possui a duração em média de 7 a 10 anos a depender de qual tipo.

No Brasil, atualmente há disponível dois tipos de DIU:

  • Cobre;
  • Hormonal.

O DIU de Cobre é eficaz durante os 10 primeiros anos de uso e o DIU Hormonal tem a eficácia maior entre os primeiros 5 a 7 anos de uso.

Após esse período é recomendado a remoção do DIU e a inserção de um DIU novo.

Quando a remoção do DIU ocorre após esse período ("DIU vencido"), o método contraceptivo não será tão eficaz, podendo haver maior chances de ocorrer uma gravidez não planejada.

Em alguns casos de infecção inflamatória pélvica é necessária a retirada do DIU mesmo antes do vencimento. Isso será avaliado pelo/a médico/a ginecologista.

O DIU (Dispositivo Intra Uterino) é um método anticoncepcional de longa duração e de alta eficácia. A cada 100 mulheres, menos de 1 engravida utilizando esse método. Essa porcentagem é pequena, porém nenhum método anticoncepcional é 100% seguro e nem garante 100% de eficácia.

A introdução do DIU é um procedimento simples que é oferecido gratuitamente em algumas condições no Sistema Único de Saúde (SUS). Procure uma unidade de saúde para maiores informações.

Saiba mais em:

Como funciona o DIU?