Nariz sangrar na gravidez é normal?
Nariz sangrar na gravidez é normal. Isso acontece devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação, que provocam uma dilatação dos vasos sanguíneos e um aumento da vascularização da mucosa nasal, levando a um ingurgitamento da mesma.
De fato, a gravidez é uma das causas secundárias de epistaxe (sangramento nasal), sendo mais comum em gestantes com hipertensão arterial, uma vez que a pressão elevada favorece o rompimento dos vasos sanguíneos.
O sangramento no nariz pode ocorrer mais durante o inverno ou quando o clima está mais seco, facilitando a ruptura das pequenos vasos sanguíneos.
Leia também: Sangue no nariz, o que pode ser?
Se o nariz sangrar, a grávida deve, em primeiro lugar, manter a calma, uma vez que a maioria dos sangramentos nasais melhora espontaneamente em poucos minutos e não precisa de atendimento médico urgente. A situação pode ficar resolvida seguindo os seguintes passos:
- Comprimir a parte lateral do nariz contra o septo do lado que está sangrando durante alguns minutos;
- Sentar-se de forma ereta, olhando para a frente;
- Não levantar nem abaixar a cabeça;
- Colocar um algodão dentro da narina e continuar comprimindo o nariz durante mais 5 a 10 minutos;
- Quando o sangramento cessar, não assoar o nariz, pois poderá causar um novo sangramento;
- Não introduzir nada nas narinas;
- Não tentar limpar as narinas com cotonete, dedo ou qualquer outro material ou objeto.
Se o sangramento no nariz continuar, deve-se procurar um atendimento médico de urgência. Episódios frequentes de sangramentos nasais, mesmo durante a gravidez, devem ser avaliados pelo/a médico/a otorrinolaringologista.