Nistatina serve para corrimento?

“Já usei creme com nistatina e foi muito bom para coceira. Ele também serve para corrimento?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

A nistatina pode ser usada para tratar corrimento, quando a causa é candidíase. Além do corrimento esbranquiçado e grosso, a candidíase pode causar coceira na vagina e na vulva. Esses sintomas podem piorar um pouco antes do início da menstruação.

Normalmente a nistatina é usada na forma de creme para tratar a candidíase vaginal. A aplicação do creme com nistatina deve ser intravaginal, com o aplicador que vem com o medicamento.

O aplicador deve ser preenchido com o creme como se fosse uma seringa. Depois, deve ser introduzido com delicadeza na vagina e o conteúdo aplicado lentamente (principalmente em caso de gravidez). Normalmente o procedimento deve ser realizado à noite, para que o creme tenha mais tempo para agir.

Quando o corrimento ocorre devido a outros fatores, a nistatina não funciona como tratamento. Por isso, no caso de ter corrimento, o indicado é procurar um ginecologista ou um médico de família para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Metronidazol serve para corrimento?

O metronidazol pode ser indicado para tratar alguns tipos de corrimento. Entenda em que casos de corrimento pode ser indicado usar metronidazol e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Nistatina serve para mão-pé-boca?

A nistatina não serve para tratar a doença de mão-pé-boca, existindo outros medicamentos e cuidados mais adequados. Entenda melhor porque a nistatina não funciona nesses casos, como deve ser o tratamento correto e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Loratadina serve para tosse?

A loratadina é um medicamento que pode ser usado para tosse, mas que também pode ser usada em outros casos. Entenda melhor quando se utiliza loratadina para tosse, em que situações pode ser usada e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prednisona serve para dor de dente?

A prednisona não deve ser usada para aliviar a dor de dente. Entenda em que casos a prednisona está indicada e quais medicamentos podem ajudar no caso de dor de dente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Dexametasona serve para dor de dente?

A dexametasona não é um medicamento indicado para aliviar a dor de dente, apesar de ser usado, em alguns casos, como anti-inflamatório. Entenda melhor em que casos é usada a dexametasona, o que fazer em caso de dor de dente e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Hidroxizina serve para tosse?

A hidroxizina pode ser utilizada para tratar alguns casos de tosse. Entenda quando o médico pode receitar hidroxizina para tosse, o que fazer se está com tosse e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase vaginal: o que é, sintomas, causas e tratamento

Candidíase vaginal: o que é, sintomas, causas e tratamento

A candidíase vaginal é uma das infecções mais comuns na mulher, que causa sintomas como intensa coceira, inchaço e corrimento esbranquiçado. Conheça mais sobre a candidíase vaginal, sintomas, causas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 10 pomadas para coceira na vagina (e como usar)

10 pomadas para coceira na vagina (e como usar)

As pomadas para coceira na vagina, como miconazol, nistatina, isoconazol, dexametasona, metronidazol ou estrogênio, podem ser indicados para aliviar a coceira causada por candidíase, vaginose bacteriana ou até menopausa. Veja as principais pomadas para coceira vaginal, como usar e cuidados durante o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 6 pomadas para candidíase (e como usar)

6 pomadas para candidíase (e como usar)

As pomadas para candidiase ajudam a eliminar ou impedem a multiplicação do fungo Candida albicans, aliviando os sintomas como coceira, vermelhidão ou corrimento, e podem ser usadas para candidiase feminina e masculina. Confira as principais opções de pomada para candidíase e como usar.

Imagem ilustrativa do artigo Remédios para cada tipo de corrimento

Remédios para cada tipo de corrimento

O corrimento é uma secreção vaginal normal, mas que por vezes pode sofrer alterações, como alteração da cor ou surgimento de mau cheiro. Confira quais os remédios que o ginecologista pode recomendar para cada tipo de corrimento e como devem ser usados.

Imagem ilustrativa do artigo 7 tipos de corrimento: cores, causas (e o que fazer)

7 tipos de corrimento: cores, causas (e o que fazer)

A cor do corrimento vaginal, seja branco, amarelo, marrom ou esverdeado tem diferentes causas e é importante saber identificá-las para fazer o tratamento mais adequado. Entenda o que as alterações na cor, cheiro ou consistência podem indicar e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase: o que é, sintomas, causas e tratamento

Candidíase: o que é, sintomas, causas e tratamento

A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que causa sintomas como coceira intensa, inchaço ou irritação. Entenda melhor o que é a candidíase, seus sintomas, tipos e melhores formas de tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Corrimento branco: 6 causas comuns (e o que fazer)

Corrimento branco: 6 causas comuns (e o que fazer)

O corrimento branco pode ser causado por uma infecção vaginal, como a candidíase, vaginite ou vaginose bacteriana. No entanto, também pode ser normal, principalmente se acontecer antes da menstruação. Veja as principais causas de corrimento branco e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Corrimento antes da menstruação: 10 causas e o que fazer

Corrimento antes da menstruação: 10 causas e o que fazer

O aparecimento de corrimento antes da menstruação é uma situação relativamente comum, no entanto também pode ser sinal de algum tipo de infecção. Entenda como identificar quando o corrimento é normal e o que fazer em cada situação.