Nível de leucócitos alto pode indicar uma infecção grave?

fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Nível de leucócitos alto no sangue ou leucocitose pode ser indicativo de infecção, mas não necessariamente.

Os leucócitos são células de proteção do nosso organismo contra agentes externos, tanto mico-organismo que podem provocar infecções, quanto substâncias que provocam alergias. Essas células de proteção são os glóbulos branco do sangue e divididos em 5 categorias: eosinófilos, basófilos, neutrófilos, linfócitos e monócitos. Cada um desempenha um papel diferente no sistema imune.

O aumento do nível de leucócitos no sangue pode indicar a presença de um organismo ou substância estranha que precisa ser combatido e eliminado do corpo para não causar complicações. O aumento dos leucócitos pode ser acompanhado da predominância de algum desses subtipos.

Publicidade

Esse aumento também pode estar presente em algumas situações temporárias de estresse como após exercícios físicos intensos, infarto, pós operatório, uso de medicações ( lítio, corticoides, epinefrina), tabagismo, gestação, recém nascido nos primeiros dias após o parto. E também em situações crônicas: alergias, artrite reumatóide, rinite, parasitoses intestinais, Doença de Crohn, etc.

O resultado de um exame sempre deve ser interpretado de acordo com os sintomas e sinais clínicos que a pessoa apresenta. Por isso, é importante levar o resultado do exame para que o/a médico/a que solicitou faça a correlação adequada e tome as medidas apropriadas em cada caso.

Leia também:

Fiz exame de urina e o resultado dos leucócitos está elevado. O que pode ser?

Que doenças o hemograma pode detectar?