Perguntar
Fechar

Nunca tive relação, mais tenho secreção vaginal...

Nunca tive relação sexual, mas tenho secreções vaginais consistentes e amareladas ou esbranquiçadas o que pode ser? Tem risco de ser algum câncer? Estou há 3 meses sem menstruar, ela nunca foi regular.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A presença de secreção vaginal pode acontecer em qualquer mulher, independente de haver relações sexuais. Além disso, a secreção ou "corrimento", nem sempre significa um problema.

Todo corrimento vaginal é uma doença?

Não. A secreção vaginal, ou "corrimento vaginal", nem sempre significa um problema ou doença.

Secreção vaginal esbranquiçada

Por exemplo, a secreção incolor ou esbranquiçada é uma secreção normal, com função de lubrificação local.

Secreção vaginal amarelada ou esverdeada

Na presença de secreção amarelada, esverdeada, com odor forte ou sintomas de coceira, vermelhidão e ardência ao urinar, já sugere uma infecção local. Nesses casos a mulher deve ser tratada com medicação específica.

Leia também: Corrimento vaginal: o que significam as diferentes cores (branco, amarelado, cinza, esverdeado, marrom, vermelho, rosa)

Secreção vaginal pode ser um câncer?

A secreção vaginal com sangue pode sugerir o câncer de vagina, principalmente se houver outros sintomas como sangramento vaginal anormal, dor durante a relação sexual (dispareunia), incômodo ao urinar e dor na região pélvica.

Nos casos mais avançados pode haver ainda emagrecimento, constipação intestinal e nódulo palpável na região.

A secreção esbranquiçada ou amarelada e mais nenhum sintoma, não sugere câncer de vaginal.

O que causa a falta de menstruação?

Quanto ao período sem menstruar, chamamos de amenorreia. A amenorreia é a ausência de menstruação, que pode ser primária, quando nunca houve o primeiro ciclo, ou secundária, quando se altera após algum tempo de períodos normais.

Todos os casos de amenorreia devem ser investigados por um especialista, o médico ginecologista.

Existem diversas causas para ocorrer a amenorreia, desde infecções, problemas físicos, distúrbios hormonais ou problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. Para cada causa existe um tratamento específico.

Saiba mais no artigo: O que é amenorreia e quais as suas causas?

Sendo assim, recomendamos que procure um médico ginecologista para dar início a essa investigação e oferecer as orientações adequadas ao seu caso.