Perguntar
Fechar

Enurese Noturna (xixi na cama). Quando procurar ajuda?

O que é enurese noturna? R.: a enurese é a perda involuntária de urina em uma idade em que a criança já deveria ter adquirido um controle miccional adequado.

A enurese noturna caracteriza-se basicamente por um urinar involuntário durante o período de sono da criança, há uma incapacidade da criança de controlar o seu esfíncter urinário de maneira satisfatória. A enurese noturna leva a um processo de desgaste emocional do paciente e de seus familiares, trazendo para a vida da criança repercussões sérias, como limitação das atividades, vergonha, embotamento da inteligência e punições por parte dos familiares, chegando à casos de agressão física.

Acredita-se que por volta do 3º ano de vida a criança controle as micções diurnas e por volta do 4º ou 5º ano de vida a criança alcance também o controle da micção durante o horário do sono. É consenso entre os médicos que com 5 anos completos a criança não deve mais apresentar micções na cama e a partir desta época a enurese deve merecer uma atenção especial por parte dos familiares e profissionais de saúde. O pediatra pode orientar os pais para o tratamento correto.