Perguntar
Fechar

O câncer é hereditário?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Nem sempre o câncer é hereditário (transmitido de pais para filhos). Estima-se que apenas 5% a 10% dos casos de câncer sejam hereditários.

Grande parte das ocorrências de câncer deve-se a exposições ambientais e estilos de vida, ou seja, alterações genéticas que as células sofrem ao longo da vida, mas que não são hereditárias.

Quando existem alterações genéticas hereditárias, estas podem não ser herdadas por todos os filhos e netos, e só são detectadas por meio de um teste genético sofisticado.

Também é verdade que não é por ter herdado uma predisposição genética que o indivíduo irá obrigatoriamente desenvolver o câncer. O desenvolvimento dependerá de diversos fatores e hábitos de vida.

Por isso o mais recomendado é que mantenha uma vida saudável e ativa para reduzir os riscos de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares ou de cognição. E mantenha um acompanhamento regular com seu médico de família.

O oncologista é o médico que pode e deve orientar a pessoa quanto à necessidade ou não de fazer um teste para detectar uma possível predisposição hereditária para desenvolver câncer.