Perguntar
Fechar

O parto normal dói muito?

A sensação de dor, inclusive a intensidade da dor, varia muito de uma pessoa para outra, e depende de uma série de fatores.

É claro que o parto normal é sim um procedimento doloroso. Mas é sabido que quase a totalidade das mulheres consegue suportar muito bem. Além disso, a mulher comumente recebe uma analgesia peridural, que tem papel importante no alívio da dor.

Em geral, as gestantes que estão mais preparadas, que conversam abertamente com seus médicos e entendem o "funcionamento" do seu corpo na hora do parto conseguem lidar muito melhor.

Outra coisa importante é a mulher estar acompanhada no momento do nascimento de seu filho. As mulheres que mais se queixam da dor geralmente são aquelas que estavam sozinhas na hora do parto.

Por fim, não devemos esquecer que o parto cesáreo, apesar de ser realizado sob anestesia, também tem uma série de sensações incômodas durante o procedimento. E, após o parto, sabemos que o período de recuperação da cesárea é muito maior do que no parto normal.

Para a melhor decisão possível sobre a via preferencial de parto, é fundamental que a gestante procure orientação de seu obstetra e converse amplamente com sua família.