Perguntar
Fechar

O que é a Dengue Hemorrágica?

A dengue hemorrágica é a forma grave da dengue, que é uma infecção causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ela acontece em 5% dos casos de dengue, e é mais comum nas pessoas que pegam dengue pela segunda vez.

Além dos sintomas da dengue clássica (forma simples da doença), a dengue hemorrágica pode se manifestar com sangramentos espontâneos (pela gengiva, nariz, urina e fezes), dor abdominal intensa (que pode ser sinal de sangramento interno dentro da barriga), perda de líquido da circulação sanguínea e consequente mau funcionamento dos órgãos.

O tratamento se baseia principalmente na hidratação com soro fisiológico através da veia e de outras medicações que podem ser necessárias dependendo de quais complicações já estiverem presentes no momento do diagnóstico. Analgésicos e outros sintomáticos também podem ser indicados, para alívio dos sintomas gerais como febre e dores.

Todo esse tratamento será indicado e acompanhado por um médico clínico geral, intensivista ou infectologista.

Veja também: Dengue pode virar hepatite, meningite ou pneumonia?

E é fundamental ressaltar que não devem ser usados medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico ou seus derivados, já que eles podem induzir a graves complicações nos quadros de dengue. No Brasil, esses medicamentos são identificados pelos dizeres "ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO NO CASO DE SUSPEITA DE DENGUE".