Perguntar
Fechar

O que é a febre chikungunya?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A ​febre chikungunya é uma doença infecciosa causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV) e transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus. A doença está mais restrita à África e Ásia, com registros de casos importados em diversos países, inclusive no Brasil.

O nome "chikungunya" vem do swahili, uma das línguas da Tanzânia, e significa “aqueles que se dobram”, referindo-se à aparência curvada dos doentes tratados na primeira epidemia documentada em 1952 e 1953, ​na Tanzânia, no leste da África.

Os principais sintomas da febre chikungunya são:

  • Febre de início súbito acima de 39 graus;
  • Fortes dores articulares nos pés e nas mãos;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Manchas vermelhas na pele.

Algumas pessoas não chegam a manifestar sintomas. Quando presentes, os sintomas normalmente surgem 2 a 14 dias após a picada do mosquito (período de incubação).

A transmissão da febre chikungunya​ dá-se através da picada da fêmea dos mosquitos Aedes aegypti, que também transmite a dengue, e Aedes albopictus. Os mosquitos ficam contaminados pelo vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa.

Leia também: Chikungunya pode ser transmitida pelo beijo?; Chikungunya pode ser transmitida através de relações sexuais?

Uma vez infectado pela doença, o indivíduo fica imune à febre chikungunya​ pelo resto da vida. Os casos de morte são raros e a taxa de letalidade baixa.​

Não existe um tratamento específico para a febre chikungunya, nem vacina. Administra-se antitérmicos e anti-inflamatórios para as dores articulares. O uso de ácido acetil salicílico não é recomendado devido ao risco de hemorragia. O paciente deve permanecer em repouso e beber líquidos em abundância.