Perguntar
Fechar

O que é a ovulação?

A ovulação é o processo durante o ciclo menstrual das mulheres, em que um folículo ovariano maduro se rompe e libera um óvulo (também conhecido como oócito, o gameta feminino).

O processo de ovulação é controlado pelo hipotálamo através da liberação de hormônios segregados no lóbulo anterior da hipófise (LH e FSH).

Nos seres humanos, a fase fértil está compreendida alguns dias antes e depois da ovulação, que ocorre aproximadamente no meio do ciclo menstrual (14º dia, em média).

Qual é o dia da ovulação?

A média de duração do ciclo menstrual é de 28 dias. Nesses caso, a ovulação provavelmente irá correr 14 dias antes da menstruação, ou seja, na metade do ciclo.

Portanto, o dia mais provável de ocorrer a ovulação em mulheres com ciclos de 28 dias é o 14º dia. Lembrando que o primeiro dia do ciclo é o dia que desce a menstruação; o último dia é o dia que antecede o próximo período menstrual.

Leia também: O período fértil é antes ou depois da menstruação?

O período fértil é o período do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar, pois é nessa fase que acontece a ovulação.

O período fértil começa 3 dias antes do dia da ovulação e termina 3 dias depois. Assim, numa mulher com ciclo menstrual de 28 dias, o período fértil será do 11º ao 17º dia.

Saiba mais em: Como saber qual meu período fértil?

É possível saber se estou ovulando? Quais são os sintomas?

O corpo da mulher passa por algumas mudanças que indicam a ovulação. Dentre elas estão:

Secreção vaginal

O aumento da secreção vaginal (semelhante a clara de ovo crua), estimulada pela liberação de estradiol, é o primeiro indício de que o período da ovulação está para chegar. Esse sinal surge quando os folículos começam a se formar. A secreção vaginal tem a função principal de lubrificar a vagina e auxiliar a entrada dos espermatozoides no canal vaginal.

Aumento da temperatura corporal

Durante o período fértil, a temperatura do corpo da mulher também sofre um pequeno aumento. Se for medida da maneira correta (diariamente, logo ao despertar), essa elevação de temperatura pode ser percebida como mais um indício de ovulação.

Quando a temperatura cair ligeiramente e se elevar no dia seguinte, é sinal de que a ovulação está acontecendo. Depois do quarto dia de aferições mais altas, o período fértil termina. A temperatura se eleva porque quando os folículos liberam os óvulos, liberam também progesterona, responsável por essa pequena alteração.

Aumento da libido e do apetite

A progesterona é um hormônio que só é produzido durante a ovulação e aumenta o desejo sexual da mulher. Quando isso acontece, o organismo já está ovulando, pois a progesterona só é liberada quando os óvulos amadureceram e já saíram dos folículos. Além do aumento da libido, há também um aumento do apetite da mulher quando o nível de progesterona está mais elevado.

Dor pélvica

No pico de todos esses "sintomas", algumas mulheres podem ter uma dor pélvica (baixo ventre), em cólica, semelhante a uma cólica menstrual leve. Para o médico, essa dor indica concretamente que a mulher está ovulando.

Fim do período fértil

Depois da ovulação, o organismo apresenta níveis elevados de progesterona até o dia da menstruação. Com a quantidade do hormônio que vai aumentando a cada dia, sintomas como irritabilidade, sensibilidade emocional, libido elevada e aumento da fome poderão permanecer até à menstruação.

Para maiores esclarecimentos sobre ovulação e período fértil, consulte um médico clínico geral, médico de família ou ginecologista.