Perguntar
Fechar

O que é apendicite aguda? Pode levar a óbito?

O que é exatamente apendicite aguda? Pode levar a óbito?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Apendicite aguda é uma inflamação súbita no apêndice, pode levar a óbito em poucos dias se não for adequadamente tratada (cirurgia).

A apendicite caracteriza-se pela dor abdominal aguda. A apendicite aguda é identificada quando há dor no abdômen, que se inicia ao redor do umbigo e depois fica localizada na região inferior direita do abdômen.

Além da dor, a crise de apendicite provoca ainda náuseas e vômito. Após o início desses sintomas, a pessoa apresenta febre.

A evolução de uma crise de apendicite pode ser de poucas horas ou levar até 1 dia para que os sintomas cheguem ao seu ponto máximo, sempre com agravamento progressivo da dor.

No início, a crise de apendicite normalmente se manifesta como uma dor abdominal leve e mal estar. Não costuma haver febre.

Dependendo da localização do apêndice (porção do intestino grosso que fica inflamada na apendicite), a dor pode aparecer também em outros locais do abdômen.

Outros sintomas da apendicite incluem flatulência, indigestão, mudança do hábito intestinal, diarreia e mal estar geral.

Identificar a apendicite aguda no início nem sempre é fácil, já que os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças.

A apendicite na mulher pode ser confundida com problemas no ovário, como inflamações, enquanto que nas crianças os sinais e sintomas podem ser semelhantes aos de uma infecção no intestino.

A apendicite aguda é um caso de urgência e deve ter tratamento imediato. No serviço de urgência, o/a médico/a realiza o exame físico na pessoa e solicita alguns exames de sangue e/ou ultrassom abdominal.

Após conectar as informações da história pessoal, exame físico e resultados dos exames, o/a médico/a será capaz de efetuar o diagnóstico e em caso de confirmação da apendicite aguda, encaminhará o/a paciente para a cirurgia.

O tratamento cirúrgico, em geral, é feito por laparoscopia. É a única forma de tratar a apendicite, já que nesses casos o apêndice inflamado precisa ser retirado.

A apendicite é uma das principais causas de dor abdominal aguda e uma das causas mais comuns de cirurgia abdominal de urgência. Por isso, se não tratada adequadamente e de forma urgente, pode levar à óbito.

Se você apresentar os sintomas citados acima, procure o serviço de urgência.

Saiba mais em:

O que é apendicite supurada e quais os riscos?

Qual é o tempo de recuperação de uma cirugia de apendicite?

Estou com dores do lado direito depois da cirurgia de apendicite, apendicite pode voltar?