Perguntar
Fechar

O que é artrite psoriática? Quais são os sintomas e como tratar?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Artrite psoriática ou psoriásica é uma inflamação na articulação (artrite) que ocorre em pessoas com psoríase. Trata-se de uma doença não contagiosa que provoca vermelhidão e descamação da pele, sobretudo nos joelhos, cotovelos, umbigo, couro cabeludo e nádegas.

A artrite psoriática pode afetar qualquer articulação do corpo, especialmente os dedos das mãos e dos pés, joelho, tornozelo, coluna e quadril. Geralmente se manifesta vários anos depois do aparecimento da psoríase, entre os 30 e os 50 anos de idade.

A causa exata dessa forma de artrite não é conhecida, mas acredita-se que a doença esteja relacionada com fatores genéticos, imunológicos e ambientais (traumas articulares, infecções, obesidade, entre outros).

Quais são os sintomas da artrite psoriática?

Os principais sintomas da artrite psoriática são dor, inchaço, calor e vermelhidão na articulação afetada. Esses são os sinais e sintomas típicos de um processo inflamatório, daí o nome "artrite", que quer dizer "inflamação na articulação".

A artrite psoriásica também deixa os tecidos ao redor da articulação inchados, principalmente os tendões e os ligamentos.

Saiba mais em: O que é psoríase e quais são os sintomas?

Outros sinais comuns desse tipo de artrite são as tendinites, sobretudo no cotovelo e na região posterior do calcanhar, e a fascite plantar (inflamação do tecido que recobre a musculatura da sola do pé).

Veja também: O que é fascite plantar?

Se afetar a coluna vertebral, a artrite psoriática pode causar dor nas costas, que piora à noite e pela manhã. Nesses casos, a coluna também apresenta rigidez matinal, ou seja, uma limitação de movimentos ao acordar logo pela manhã e que vai diminuindo ao longo do dia.

Qual é o tratamento para artrite psoriática?

O tratamento da artrite psoriática é feito com medicamentos anti-inflamatórios e remédios específicos capazes de controlar a evolução da doença, como o metotrexato e a leflunomida. Casos mais graves são tratados com medicações biológicas (terapia imunobiológica).

O tratamento inclui também medidas não farmacológicas, como fisioterapia e terapia ocupacional, além de cirurgias corretivas em alguns casos.

Se não for tratada, a artrite psoriática pode causar deformidades irreversíveis nas articulações afetadas, podendo impedir o paciente de realizar suas atividades de vida diária.

O/a médico/a reumatologista é o/a especialista responsável pelo diagnostico e tratamento de todas as formas de artrite.

Saiba mais em:

O que é artrite?

O que é artrite reumatoide?

O que é artrite séptica e como é o tratamento?

Artrite idiopática juvenil: Quais são os sintomas e como é o tratamento?

O que é artrite reativa?