Perguntar
Fechar

O que é artrite reativa?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Artrite reativa, também conhecida como Síndrome de Reiter, é uma inflamação na articulação (artrite) que surge algumas semanas depois de uma infecção genital, urinária ou gastrointestinal. Afeta principalmente joelhos, tornozelos e pés, causando dor e inchaço, além de outros sintomas.

Apesar de estar relacionada com processos infecciosos, a artrite reativa não é causada pela presença de bactérias ou outros micro-organismos na articulação, como ocorre na artrite séptica ou infecciosa.

Além dos sintomas típicos da artrite, como dor, inchaço, calor, vermelhidão e limitação do movimento na articulação afetada, a artrite reativa caracteriza-se ainda pela ocorrência de inflamações oculares, como conjuntivite e uveíte.

Outros sinais e sintomas frequentes da artrite reativa incluem entesite (inflamação no local de ligação entre ligamentos ou tendões no osso), formação de esporão calcâneo (protuberância óssea na região posterior do calcanhar) que causa dor no calcanhar, e sacroileíte (inflamação entre o último osso da coluna vertebral e o osso da bacia), que provoca uma dor lombar difusa.

Contudo, os 3 sinais clássicos que distinguem a artrite reativa são a inflamação na articulação, a uretrite (inflamação no canal da urina) e a inflamação ocular. Lembrando que essas manifestações normalmente surgem de 2 a 4 semanas após uma infecção genital, urinária ou gastrointestinal.

Veja também: Quais são os sintomas de artrite?

A artrite reativa é uma doença autolimitada e geralmente resolve-se espontaneamente depois de alguns meses. Porém, algumas pessoas podem desenvolver doenças articulares crônicas ou artrites recorrentes.

O tratamento da artrite reativa é feito sobretudo com medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia para prevenir limitações e deformidades articulares. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar medicamentos biológicos (terapia imunobiológica).

Saiba mais em: O que é artrite?

O/a médico/a reumatologista é o/a especialista responsável pelo tratamento das artrites.

Também podem lhe interessar:

O que é artrite reumatoide?

O que é artrite séptica e como é o tratamento?

O que é artrite psoriática? Quais são os sintomas e como tratar?

Artrite idiopática juvenil: Quais são os sintomas e como é o tratamento?