Perguntar
Fechar

O que é artrite reumatoide?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que acomete sobretudo as articulações das mãos e dos punhos. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca o próprio corpo, causando inflamação da articulação e destruição da cartilagem.

A causa da artrite reumatoide não é conhecida, mas sabe-se que ocorre principalmente em mulheres com mais de 40 anos. Embora seja mais comum em mãos e punhos, pode acometer qualquer articulação do corpo.

Os principais sintomas da artrite reumatoide são dor, inchaço, rigidez matinal, calor e vermelhidão na articulação afetada. Com a evolução da doença, a cartilagem articular é destruída e podem surgir deformidades que impedem a realização de atividades diárias.

As deformidades surgem com mais frequência nas articulações próximas às extremidades, como dedos das mãos, dedão do pé (joanete) e punho.

Leia também: Quais os sintomas da artrite reumatóide?

Em casos mais raros, a artrite reumatoide pode provocar alterações em outros sistemas e órgãos do corpo. A Síndrome de Felty, por exemplo, pode causar diminuição dos glóbulos brancos e aumento do baço e dos linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos.

O tratamento da artrite reumatoide varia de acordo com a fase da doença, podendo incluir medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides, imunossupressores e biológicos, fisioterapia, terapia ocupacional e cirurgia.

Saiba mais em: Artrite reumatóide tem cura? Qual o tratamento?

O objetivo do tratamento é diminuir a dor, a inflamação e o inchaço, além de manter ou recuperar os movimentos da articulação.

O/a médico/a reumatologista é o/a especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da artrite reumatoide.

Também pode lhe interessar:

O que é artrite?

O que é artrite psoriática? Quais são os sintomas e como tratar?

Artrite idiopática juvenil: Quais são os sintomas e como é o tratamento?

O que é artrite séptica e como é o tratamento?

O que é artrite reativa?