Perguntar
Fechar

O que é artrite séptica e como é o tratamento?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Artrite séptica é uma infecção da articulação ("junta") causada por bactérias, fungos ou vírus. A infecção por bactérias leva à formação de pus no interior da cavidade articular e geralmente afeta apenas uma articulação. As infecções virais normalmente acometem várias articulações e provocam uma inflamação não purulenta. Já a artrite séptica causada por fungos caracteriza-se por uma inflamação crônica de apenas uma articulação

Os principais sintomas da artrite séptica são dor, calor, vermelhidão e limitação dos movimentos na articulação afetada, acompanhadas de febre. Dentre as articulações mais acometidas estão joelho, quadril, tornozelo, cotovelo, punho e pequenas articulações das mãos.

Em bebês recém-nascidos, a artrite infecciosa, como também é conhecida, é provocada principalmente por bactérias e a contaminação da articulação ocorre sobretudo através do sangue.

Em crianças, a artrite séptica pode ser desencadeada por um traumatismo local ou pela contaminação da articulação pela via sanguínea, quando existe um foco infeccioso em outra parte do corpo.

Já nos adultos, a artrite infecciosa geralmente está associada à baixa imunidade, como acontece em casos de câncer, AIDS e tuberculose.

As bactérias infecciosas podem chegar à articulação através do sangue, por meio de traumas e cirurgias ou ainda pela proximidade a infecções como osteomielite (infecção óssea) e celulite (infecção da pele).

O tratamento da artrite séptica é feito com medicamentos específicos para cada tipo de agente infeccioso. No caso de infecção por bactérias, por exemplo, são usados antibióticos. Quando há presença de secreção purulenta, o tratamento inclui também a drenagem cirúrgica da articulação.

O tratamento visa eliminar o micro-organismo responsável pela infecção e drenar o pus acumulado dentro da articulação. Se a secreção purulenta não for retirada, a cartilagem articular pode ser destruída, comprometendo definitivamente os movimentos. A artrite séptica é uma condição grave, que pode ser incapacitante e até levar à morte.

Os/as médicos/as infectologista e reumatologista são especialistas indicados para tratar esse tipo de artrite.

Também pode lhe interessar:

O que é artrite?

O que é artrite reumatoide?

O que é artrite psoriática? Quais são os sintomas e como tratar?

O que é artrite reativa?