Perguntar
Fechar

O que é cálculo renal?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Cálculo renal é o resultado do acúmulo de cristais de sais e minerais que se formam na urina e endurecem, dando origem a estruturas sólidas conhecidas como pedra no rim. As pedras podem surgir devido à pouca ingestão de líquidos ou aumento da quantidade de sais e minerais no corpo.

A principal causa dos cálculos renais é o aumento da concentração de cálcio, ácido úrico ou outros minerais na urina.

Contudo, ainda que as concentrações desses elementos no organismo estejam normais, o cálculo renal ainda pode ser formar caso a urina esteja muito concentrada.

Isso acontece porque os sais e minerais precisam de líquido para se diluírem. Se houver um baixo volume de urina, falta líquido para dissolver essas substâncias e elas começam a se acumular no rim. Formam-se então cristais que se juntam e dão origem ao cálculo.

Geralmente, os cálculos renais são eliminados pela urina, porém, em alguns casos, eles ficam impactados no canal de excreção da urina e podem causar sinais e sintomas como dor, náusea, vômito, presença de sangue na urina, urgência para urinar e dor ao urinar.

Veja também: Cálculo renal: como saber se tenho pedra nos rins?

O tratamento para o cálculo renal irá depender do seu tamanho, localização, intensidade da dor e presença de outras comorbidades.

Leia também:

O que causa pedra nos rins?

Quais são os sintomas de uma cólica renal?

Como aliviar a cólica renal?

Quais são as causas da cólica renal?