Perguntar
Fechar

O que é câncer de próstata?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Câncer de próstata é um tumor maligno que acomete a próstata, uma glândula presente apenas nos homens, localizada à frente do reto e abaixo da bexiga. Trata-se do câncer mais comum do homem e ocorre principalmente em indivíduos com mais de 60 anos.

Grande parte dos tumores malignos de próstata cresce muito lentamente, podendo demorar quinze anos para chegar a 1 centímetro. Nesses casos, o câncer de próstata nem chega a manifestar sintomas ou trazer riscos à saúde e o paciente frequentemente vai a óbito por razões não relacionadas à doença. Porém, em alguns casos, o tumor pode crescer rapidamente e se disseminar para outros órgãos, podendo levar à morte.

A próstata envolve a parte inicial da uretra e participa na produção do sêmen. Ainda não se sabe exatamente o que causa o câncer de próstata, mas alguns fatores de risco aumentam as chances de desenvolver a doença, como idade, história na família e alimentação.

A idade é o principal fator a ser levado em consideração, já que cerca de 75% dos casos de câncer de próstata ocorre a partir dos 60 anos. O risco aumenta se o homem tiver algum parente de 1º grau que já teve a doença. O câncer de próstata também está associado à uma dieta rica em carne e gordura de origem animal.

A maioria dos homens com câncer de próstata não apresenta sintomas no início. Em grande parte dos casos, o tumor tem evolução lenta e silenciosa.

Quando presentes, os sintomas são parecidos com aqueles do crescimento benigno da próstata, como dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária durante o dia ou durante a noite. Na fase avançada, pode haver dor nos ossos, sangue na urina, insuficiência renal e infecção generalizada.

Veja também: Quais os sintomas de câncer de próstata?

O rastreamento do câncer de próstata é realizado através do toque retal e em alguns casos com o exame de sangue para medir o PSA (antígeno prostático específico). Se houver alteração no exame clínico, presença de sintomatologias e o PSA aumentado, poderá ser solicitado outros exames como a ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética.

Porém, como a maioria dos tumores de próstata não aparece em exames de imagem, o diagnóstico só é confirmado através de biópsia.

O tratamento do câncer de próstata localizado é feito com cirurgia e radioterapia. Se o tumor já estiver avançado mas ainda localizado, é incluído também o tratamento hormonal. No caso de metástase, ou seja, quando o câncer já se disseminou para outras partes do corpo, o tratamento é feito sobretudo com terapia hormonal.

O/a médico/a urologista é especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

Saiba mais em:

Como é o tratamento para câncer de próstata?

Câncer de próstata tem cura?

Como prevenir o câncer de próstata?