CKMB é uma das 3 formas em que a enzima CK (creatinoquinase) é encontrada no sangue: CKMM, CKBB e CKMB. A isoenzima MB é um marcador utilizado na prática médica para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM) e miocardites, pois está presente principalmente no músculo cardíaco.
O valor de referência de CKMB é de até 5,0 ng/ml. Nos casos de lesão do músculo cardíaco, seus valores se elevam dentro de 3 a 8 horas da lesão, atingindo pico máximo em 24 h.
Quando há suspeita de lesão aguda do miocárdio, a dosagem dessa enzima é feita por três vezes dentro das primeiras 12 h do início dos sintomas; no caso de os três exames estarem com valores dentro da normalidade, o infarto pode ser descartado.
A CKMB também apresenta papel fundamental no monitoramento da terapia trombolítica (tratamento com anti coagulação para casos de Acidente vascular cerebral (AVC) e IAM.
O médico que solicitou o exame é o responsável por analisar o seu resultado e passar as devidas orientações ao paciente que foi submetido ao exame.