Perguntar
Fechar

O que é clamídia, quais os sintomas e como se transmite?

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, cujos sintomas mais comuns são dor ou ardência ao urinar, corrimento vaginal e presença de secreção clara pelo pênis (uretra peniana).

Frequentemente, a infecção por clamídia não apresenta sintomas ou eles demoram para aparecer ou ainda, podem ser confundidos com a candidíase fazendo com que a infecção não seja tratada adequadamente. Essa demora para o tratamento pode causar graves problemas nos órgãos reprodutivos das mulheres, como a Doença Inflamatória Pélvica (DIP) que pode provocar a gravidez fora do útero (ectópica), dor crônica no baixo ventre (pélvica) e esterilidade.

Leia também: Clamídia na gravidez pode ser perigoso? Qual o tratamento?

A transmissão da clamídia ocorre por contato sexual (vaginal, anal e oral) e através do canal do parto, da mãe para o bebê. É uma infecção muito comum em jovens que têm relações sexuais sem uso da camisinha (preservativo). Atinge principalmente o canal da urina, causando uretrites, mas também pode causar infecção anal, respiratória e ocular.

O clínico geral, o ginecologista ou o urologista são os médicos indicados para diagnosticar e tratar a clamídia.