Perguntar
Fechar

O que é cólera e quais os sintomas?

O cólera é uma doença infecciosa causada pela bactéria Vibrio cholerae.

Seu principal sintoma é a diarreia intensa de início súbito. São evacuações líquidas tão volumosas que o indivíduo pode perder até 20 litros de água por dia, com consequente desidratação grave e rápida.

Aparecem também cólicas intestinais, febre e vômitos. Devido à excessiva perda de líquido, o indivíduo, pode também ter pressão baixa, redução do volume urinário, aceleração dos batimentos cardíacos, cãibras, perda de peso, prostração e, eventualmente, falha no funcionamento dos órgãos devido à falta de água e morte.

O diagnóstico é feito pelos sintomas e pela visualização da bactéria em amostras de fezes observadas ao microscópio.

A transmissão se dá pelo contato com fezes de pessoas contaminadas, e ocorre principalmente em locais com baixos níveis de higiene e saneamento básico. Sendo assim, a principal forma de se evitar a doença é com a adequada higiene pessoal e preparo adequado dos alimentos e água consumidos.

O risco de morte, quando não tratado, é de 50%. O tratamento de urgência é a reposição vigorosa de líquidos e sais minerais. Beber água doce simples não é suficiente, já que não repõe adequadamente glicose, sódio e potássio. Além disso, o uso de antibiótico é indicado para combater a bactéria causadora.