Perguntar
Fechar

O que é dor ciática?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Dor ciática é uma dor persistente sentida ao longo do trajeto do nervo ciático, que tem início na coluna lombar (parte inferior das costas), passa por baixo das nádegas, região posterior da coxa e continua até a perna.

A dor pode surgir no início como um formigamento leve e aumentar progressivamente de intensidade ou aparecer de forma súbita, como agulhadas, com tendência para piorar ao se sentar ou esticar os membros inferiores. Pode surgir em ambas as pernas, embora seja mais comum acometer apenas um lado.

A dor ciática, também conhecida como ciatalgia ou "ciática", pode ser causada pela inflamação do nervo ciático ou por compressão de alguma raiz nervosa da região lombar. O nervo ciático é o maior nervo do corpo e é formado pela junção das raízes nervosas do plexo lombar. ​

É importante lembrar que a dor ciática não é uma doença por si só, mas sim o sintoma de outros problemas, dos quais a hérnia de disco é o principal. Nesses casos, a dor pode surgir abruptamente e diminuir a capacidade de movimentação da pessoa, sobretudo para caminhar.

O tratamento da dor ciática pode ser iniciado pelo/a clínico/a geral ou médico/a de família que poderão encaminhar ao/a neurologista em caso de necessidade.