Perguntar
Fechar

O que é esclerose múltipla e quais os sintomas?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica que provoca degeneração progressiva do sistema nervoso central, podendo deixar o indivíduo incapaz de realizar as suas atividades.

Na esclerose múltipla, as células de defesa atacam a bainha de mielina, uma capa de gordura que envolve os prolongamentos dos neurônios e permite uma propagação mais rápida dos impulsos nervosos que saem e chegam ao cérebro.

Como consequência do ataque, a bainha fica inflamada, os impulsos se dispersam e a pessoa perde o controle dos movimentos, tornando-se incapaz de executar ações simples.

Leia também: Herpes-zóster está relacionado com esclerose múltipla?

Os primeiros sintomas da esclerose múltipla variam, podendo haver perda da visão em um olho, dormência ou formigamento nos membros, perda de força muscular, tremor leve nas mãos, alguma dificuldade para escrever, falar ou andar.

Esses sintomas desaparecem espontaneamente em até duas semanas e os episódios se repetem, podendo até passar anos entre um surto e outro. Se notar algum dos sintomas, a pessoa deve procurar o/a clínico/a geral, médico/a de família ou neurologista. Quanto mais precoce for o diagnóstico, menores as chances de sequelas mais graves.