Perguntar
Fechar

O que é espondilite anquilosante e quais são os sintomas?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória que afeta as articulações da
coluna vertebral e as grandes articulações do corpo, como quadril e ombro. A espondilite anquilosante atinge sobretudo homens com menos de 40 anos, não tem uma causa conhecida, não é contagiosa e não é transmitida através do sangue.

Os sintomas da espondilite anquilosante começam lentamente, com rigidez matinal da coluna, dor na coluna lombar (lombalgia) e nas articulações entre o último osso da coluna e o osso da bacia (articulação sacroilíaca). É comum haver também artrite no tornozelo, quadril ou joelho e, mais raramente, no ombro.

A dor na coluna lombar geralmente irradia para os glúteos e parte posterior das coxas e o paciente tem dificuldade em identificar o local exato da lombalgia. Em geral, a dor tem uma duração superior a 3 meses, melhora com exercícios e piora com repouso. Também é comum a dor ser mais intensa em um lado que no outro.

Os sintomas da espondilite anquilosante podem incluir ainda dor no peito e nas costelas, principalmente ao respirar fundo. A mobilidade do tórax também pode ser afetada na respiração mais profunda. Há ainda pessoas que apresentam cansaço, falta de apetite, perda de peso e anemia.

Com a evolução da espondilite anquilosante, as vértebras se fundem e pode ocorrer uma diminuição dos movimentos da coluna.

A causa da espondilite anquilosante ainda é desconhecida. Contudo, a grande maioria dos casos ocorre em pessoas que apresentam uma herança genética ligada aos glóbulos brancos do sangue, que são as células de defesa do organismo.

A espondilite anquilosante não tem cura. Porém, se o tratamento tiver início na fase inicial da doença, é possível controlar a inflamação, a dor e evitar a progressão da espondilite, mantendo a mobilidade das articulações afetadas.

Saiba mais em: Qual é o tratamento para espondilite anquilosante?

Os especialistas responsáveis pelo diagnóstico e tratamento da espondilite anquilosante são os médicos reumatologista e ortopedista.