Perguntar
Fechar

O que é estresse pós-traumático e quais são os sintomas?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade causado por um trauma de natureza extrema ou evento violento que tenha colocado em risco a vida da própria pessoa ou de outras pessoas.

O transtorno de estresse pós-traumático tem duas características principais. A primeira é a exposição a um evento traumático em que há uma ameaça real de morte ou de ferimentos graves para a própria pessoa ou para os outros. A segunda é a forma como a pessoa reagiu a esse trauma, normalmente com intenso horror, medo ou desamparo.

Depois, em resposta a esse evento traumático, o indivíduo pode apresentar diferentes formas de sintomas:

  1. Reviver o trauma através de pesadelos, flashbacks e pensamentos;
  2. Evitar estímulos associados ao evento;
  3. Apresentar hiperestimulação autonômica (hipervigilância, insônia).

Os sintomas do estresse pós-traumático são semelhantes aos de uma crise de ansiedade, podendo se manifestar fisicamente. Sensação de falta de ar, aumento dos batimentos cardíacos, boca seca, transpiração, insônia, são alguns dos sintomas observados.

Veja também: Quais os sintomas dos transtornos de ansiedade?

Normalmente esses sinais ocorrem quando a pessoa imagina que poderá re-experienciar aquela situação traumática.

O tratamento do transtorno do estresse pós-traumático é feito com psicoterapia e medicamentos psiquiátricos, sobretudo antidepressivos. Após 3 meses de tratamento, os sintomas tendem a estabilizar.

Porém, o estresse pós-traumático poderá voltar a se manifestar se houver novamente uma situação traumática ou semelhante àquela já vivenciada.

Saiba mais em: Estresse pós-traumático tem cura? Qual é o tratamento?