Perguntar
Fechar

O que é Glicose?

O que é Glicose? A glicose é uma molécula química pertencente ao grupo dos carboidratos, é um carboidrato simples. A glicose é a unidade básica utilizada como combustível por um complexo sistema enzimático celular que degrada essa molécula para obtenção de energia para todas as funções do corpo humano. A glicose também participa como precursora de outras substâncias importantes.

Além da glicose existem outros carboidratos simples como a frutose e a galactose, todas possuem pequenas diferenças nas suas moléculas, porém, para fins de esclarecimentos da diabetes, essas pequenas diferenças não têm muita importância e vamos partir do princípio de que são todas iguais, irei citar apenas a glicose, sem entrar em detalhes muito específicos da bioquímica, já que este não é nosso interesse atual. Mais adiante quando discutiremos a questão de dietas para diabéticos essas pequenas diferenças terão alguma importância.

A glicose é produzida pelas plantas através de um processo chamado fotossíntese, onde moléculas de glicose são formadas através da união de moléculas de água e gás carbônico com o auxílio da energia solar e liberação de oxigênio. A glicose nas plantas serve como energia, reserva de nutrientes (sacarose e amido, entre outros carboidratos que são acumulados nas frutas, sementes, caules, folhas e raízes; cada planta tem sua forma particular de fazer sua reserva) e para a própria formação e crescimento da planta (todas as suas partes são feitas a partir da união das moléculas de glicose formando a celulose que dá estruturas as plantas).

Nós seres humanos direta ou indiretamente alimentamo-nos das reservas criadas pelas plantas e utilizamos a glicose como meio de obter energia. Todos os carboidratos (ou também chamados de açúcares) simples ou complexos, as gorduras e até as proteínas, todos eles são transformados em nosso organismo na sua forma mais simples possível, que pareça o máximo com a molécula da glicose de maneira que as células possam aproveitar todas essas substâncias no processo de respiração celular para obtenção de energia necessária para todas as funções responsáveis pela manutenção da vida. Cada grama de glicose fornece quatro calorias.