Perguntar
Fechar

O que é gota e quais os sintomas?

Gota é uma doença que afetas as articulações, secundária ao depósito de cristais de monourato de sódio, que ocorre devido à alta taxa de ácido úrico no sangue. Nem todos os pacientes com ácido úrico elevado terão gota, apenas 20% a desenvolvem.

O acúmulo de ácido úrico no sangue pode ocorrer por um aumento na produção ou diminuição na metabolização. Alguns medicamentos, como diuréticos e salicilatos podem predispor a esse acúmulo.

Os sintomas geralmente são dor e inchaço no dedão do pé (hálux), que podem permanecer por três a dez dias, com remissão após esse período. Pode ocorre inflamação em outras articulações também. Após longo período de doença, podem ocorrer depósitos de urato nas articulações, levando a um "inchaço" que não regride, não é doloroso, mas acaba deformando as articulações, que é conhecido como "tofo".

O tratamento da crise aguda consiste no uso de colchicina, anti-inflamatórios, corticóides e, na fase crônica e para prevenção de novas crises agudas, utiliza-se a colchicina e o alopurinol, mais comumente.

É importante que a avaliação, o seguimento e a prescrição do tratamento deve ser feito por médico reumatologista. Em casos de crises agudas, deve ser procurado um pronto atendimento.