Perguntar
Fechar
Pergunte ao Médico
Como Funciona

O que é hirsutismo e qual é o tratamento?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Hirsutismo é a denominação do excesso de pelos corporais em mulheres. Esses pelos são mais escuros e grossos e crescem em locais atípicos como acima do queixo e dos lábios, no peito, abdômen e nas costas. Esse excesso de crescimento dos pelos é causado pelo aumento no nível dos hormônios andrógenos.

Na maioria das situações, o hirsutismo não é uma condição médica preocupante, porém, em certos casos ele pode ser a expressão de certas condições clínicas que devem ser investigadas.

O tratamento do hirsutismo dependerá da causa identificada e de certas questões pessoais e estéticas. Isso poderá envolver o uso de medicações que regulam a produção dos hormônios andrógenos e consequentemente reduzem a produção dos pelos. Outras medidas podem incluir a perda de peso, uso de cremes, técnicas para remoção e redução dos pelos corporais, etc.

Alguns tratamentos levam um tempo prolongado para perceber o efeito, visto que a atuação no folículo piloso é longa e demora em torno de 6 meses para perceber algum impacto no crescimento dos novos pelos.

O/a médico/a de família,clínico/a geral ou ginecologista são responsáveis pelo acompanhamento inicial da mulher com hirsutismo.