O que é incontinência urinária?

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. A incontinência urinária pode ocorrer em homens e mulheres, trazendo prejuízos psicológicos e sociais que afetam significativamente a qualidade de vida.

A maioria das pessoas consegue segurar a saída da urina devido ao controle que têm sobre o esfincter (músculo que fecha a uretra), o que permite que a bexiga se encha com até meio litro de urina sem que haja perdas urinárias. Contudo, quando esse controle deixa de existir, a pessoa perde urina sem querer.

Existem cerca de 4 tipos de incontinência urinária:

Publicidade

⇒ Incontinência urinária de esforço: A perda de urina ocorre ao realizar esforços físicos como tossir, espirrar, correr, subir escadas, pular. Ocorre devido ao enfraquecimento ou alongamento excessivo dos músculos do assoalho pélvico, levando a perdas urinárias em gotas ou grandes quantidades.

⇒ Incontinência urinária de urgência: A perda de urina ocorre quando há uma vontade súbita e urgente de urinar e a pessoa não consegue chegar ao banheiro a tempo. Ocorre em casos de bexiga hiperativa, uma condição na qual o músculo da bexiga se contrai involuntariamente, mesmo quando a bexiga não está cheia.

⇒ Incontinência urinária mista: É a ocorrência em simultâneo da incontinência urinária de esforço e de urgência.

⇒ Incontinência urinária paradoxal: Perda involuntária de urina que ocorre quando a bexiga está muito cheia e "transborda". Nesse caso, apesar de haver perda urinária, o problema está na incapacidade da bexiga se esvaziar. Este tipo de incontinência urinária afeta indivíduos que perderam a sensibilidade da bexiga e não sentem quando ela está cheia, ou ainda aqueles que têm o canal da urina obstruído pelo crescimento da próstata.

As causas da incontinência urinária variam, podendo ser causada por uso de medicamentos, prisão de ventre, fraqueza muscular, aumento da próstata, cirurgias ou ainda doenças em nervos ou músculos.

O especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da incontinência urinária é o médico urologista.

Saiba mais em:

Quais são as causas da incontinência urinária feminina?

Existe um tratamento para incontinência urinária?

Incontinência urinária na gravidez é normal? O que fazer?