Perguntar
Fechar

O que é miométrio homogêneo?

O que é miométrio homogêneo?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Miométrio homogêneo é um miométrio que apresenta uma textura igual em toda sua extensão. É, portanto, o miométrio considerado "normal" no exame de ultrassom. Por outro lado, um miométrio heterogêneo ao exame de ultrassom pode indicar a presença de miomas.

O miométrio é a camada mais grossa da parede uterina, bem diferente do endométrio (camada mais interna) e do perimétrio (camada mais externa) que são finas. O miométrio constitui a maior parte da estrutura do útero (colo, corpo e cornos uterinos), sendo formado por feixes de fibras de músculo liso separadas por tecido conjuntivo. Nessa região do miométrio é comum aparecer miomas que, quando presentes, são detectados com uma textura diferente (heterogênea) da habitual do útero. Quando os miomas não são detectados nesta região do miométrio, o exame constará como miométrio homogêneo.

Na gravidez, para conseguir suportar o aumento do tamanho do útero, o miométrio sofre um aumento de volume da sua musculatura (hipertrofia), aumento do número de células (hiperplasia) das fibras musculares lisas, além de aumento de calibre das artérias e veias.

Todo exame deve ser levado em consulta médica de retorno para o/a médico/a que solicitou. Com isso, o/a profissional de saúde poderá avaliar o resultado do exame e correlacioná-lo com sua história clínica e exame físico para que assim possa dar uma melhor seguimento no seu caso.

Leia também: O que é miométrio heterogêneo?