Perguntar
Fechar

O que é MRSA e quais os sintomas?

MRSA é a sigla em inglês para ​Staphylococcus aureus ​resistente à meticilina (Methicillin-resistant Staphylococcus aureus). ​Staphylococcus aureus é uma bactéria que está naturalmente presente na pele e que, ocasionalmente, pode invadir o corpo e causar uma ampla variedade de infecções.

Essas infecções vão desde as mais leves e moderadas, como as superficiais, de pele (espinha, furúnculo e outras lesões da pele) até as mais graves que podem levar à morte, como infecção sanguínea ou pneumonia.

A meticilina (no Brasil é utilizada a oxacilina) é um antibiótico frequentemente usado no tratamento dessas infecções. No entanto, apesar do medicamento ser muito eficiente, algumas bactérias têm desenvolvido resistência a este antibiótico e podem não ser eliminadas por ele.

Os sintomas de uma infecção por MRSA são:

  • Bolhas;
  • Erupções e abcessos na pele;
  • Furúnculos com pus.

Porém, a única forma de saber se a infecção é causada por MRSA ou outros tipos de Staphylococcus​ é através de exames de laboratório.

A infecção por MRSA normalmente ocorre em pacientes internados idosos ou que possuem feridas abertas (escaras) ou um tubo (por exemplo, cateter vesical) conectado em seu corpo. Pessoas sadias raramente são infectadas por MRSA. Não há evidências de que infecções por MRSA durante a gravidez possam afetar o desenvolvimento normal do feto.

Apesar do MRSA ser resistente a alguns antibióticos, existem antibióticos eficazes contra as bactérias e por isso há tratamento. No entanto, vale ressaltar que nem todos os pacientes irão precisar de antibióticos.

O tratamento das infecções por MRSA é da responsabilidade do médico infectologista.