Perguntar
Fechar

O que é narcolepsia e quais são os sintomas?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Narcolepsia é um distúrbio do sono cujos principais sintomas são:

  • Sonolência excessiva durante o dia,
  • Cansaço crônico,
  • Cataplexia (perda de força muscular de forma súbita) e
  • Anormalidades do sono profundo (REM).

Os sintomas da narcolepsia podem incluir ainda: paralisia do sono, alucinações e sono repentino e profundo depois de alteração abrupta de emoções como levar um susto ou dar uma gargalhada.

Apesar de ser um sinal característico da narcolepsia, a cataplexia normalmente só se manifesta após o surgimento da sonolência diurna excessiva. É comum a cataplexia ser confundida com desmaios ou até mesmo epilepsia, já que a pessoa apresenta fraqueza muscular repentina e não consegue se movimentar por algum tempo. Isso tudo torna o diagnóstico da narcolepsia ainda mais difícil.

sonolencia

A principal causa da narcolepsia é a falta de uma proteína produzida pelo cérebro chamada hipocretina. Esta substância é uma das principais responsáveis por manter o estado de alerta diurno, ou seja, mantém a pessoa acordada.

O aparecimento da narcolepsia está relacionado ainda com fatores genéticos, embora os fatores ambientais tenham um papel importante. A doença pode ser esporádica, contudo quem tem um parente de 1º grau com o distúrbio possui cerca de 40 vezes mais chances de desenvolver narcolepsia do que quem não tem.

O tratamento da narcolepsia é feito com medicamentos estimulantes e antidepressivos, que ajudam a diminuir a sonolência e inibir a cataplexia.

Saiba mais em: Narcolepsia tem cura? Qual é o tratamento?

O/A médico/a neurologista especialista em distúrbios do sono é o/a profissional indicado/a para diagnosticar e tratar a narcolepsia.

Também podem lhe interessar:

Distúrbios do sono: Quais os principais tipos e como identificá-los?

Quais os sintomas dos distúrbios do sono?

Quais são as fases do sono e o que acontece em cada uma delas?

O que fazer no caso de sono excessivo?

Sono excessivo: o que pode ser?