O que é o hímen?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O hímen é uma membrana fina que reveste a entrada da vagina. O hímen muda conforme a idade, podendo apresentar formatos diferentes na recém nascida, na fase pré-puberal e na puberdade.

Além do hímen normal, uma porcentagem pequena das mulheres podem ter variações anatômicas caracterizando o hímen como: imperfurado, microperfurado, cribiforme ou septado. Essas variações são assintomáticas e geralmente percebidas apenas na época da primeira menstruação. No hímen imperfurado, a adolescente pode apresentar no momento da primeira menstruação uma história de dor no baixo ventre ou nas costas, dificuldade na micção e dor na defecação. O tratamento geralmente é feito com cirurgia para abertura da membrana. Nos outros tipos, praticamente a adolescente não sente nada, mas pode perceber alguns desconfortos na relação sexual, no uso de cremes vaginais e na introdução de absorventes internos. Nesses casos de incômodo, o tratamento pode ser feito com microcirugia para retirada do excesso da membrana.

Essa membrana pode ser rompida com a relação sexual ou alguns traumas vaginais. Essa ruptura pode ser ou não acompanhada de algum sangramento.

Leia também:

O que é hímen complacente?

Como posso saber se tenho hímen complacente?

Quais os sintomas do hímen imperfurado e como é o tratamento?