Perguntar
Fechar

O que é prisão de ventre e quais são as suas causas?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A prisão de ventre é uma mudança no hábito intestinal que caracteriza-se pela dificuldade em evacuar ou diminuição da frequência de evacuações (menos de 3 vezes por semana). As principais causas de intestino preso são a baixa ingestão de fibras e água, uso de certos medicamentos e doenças do aparelho digestivo.

O número de evacuações considerado normal vai de 3 vezes ao dia a uma vez a cada 3 dias, desde que não haja desconforto e outros sintomas que caracterizam a constipação intestinal.

Na gravidez, a prisão de ventre é bastante comum, principalmente a partir do 4º mês. Nesse caso, as causas são as alterações hormonais e o aumento do tamanho do útero.

Outros sintomas comuns de prisão de ventre incluem ainda fezes endurecidas ou em pequenas quantidades, emagrecimento, presença de sangue nas fezes ou perceptível no papel higiênico, fraqueza e, em alguns casos, até febre.

Para acabar com a prisão de ventre e soltar o intestino naturalmente, recomenda-se consumir alimentos ricos em fibras e aumentar a ingestão de água. Atividades físicas, como caminhar, também favorecem o funcionamento do intestino e são indicadas para ajudar a tratar a constipação.

Veja também: Qual é o melhor tratamento para acabar com a prisão de ventre?

Se o intestino continuar preso após as mudanças nos hábitos diários e alimentares, consulte um médico de família ou um clínico geral para uma investigação mais apurada.

Continue a leitura em:

Quais são os alimentos indicados em caso de prisão de ventre?

Prisão de ventre na gravidez é normal? O que devo fazer?

O que fazer se ficar mais de uma semana sem evacuar?

Quais são os sintomas de prisão de ventre?

Prisão de ventre pode ser câncer?